Amigos criam e-commerce de moda surfe

Finalizar o curso superior e começar a carreira como funcionário em alguma empresa já não é mais o sonho dos jovens brasileiros. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2017, que monitora o nível de empreendedorismo no mundo e é realizada no Brasil com apoio do Sebrae, o País conta com 15,7 milhões de jovens que são donos de uma empresa com até três anos e meio de atividade ou que estão levantando informações para abrir um negócio próprio.
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Diante da escolha de uma profissão, eles entenderam que o empreendedorismo pode ser uma boa alternativa para ter um trabalho e foram atraídos pela liberdade de criação e de tomada de decisões que o negócio próprio possibilita. Para o empresário Bruno Sá, hoje com 25 anos, tornar-se empreendedor aos 19 foi uma oportunidade que mudou totalmente a vida e os planos de carreira dele.

Com formação em design, Bruno trabalhava em uma agência, e conheceu seus sócios entre os colegas de trabalho: Renan Spadafora, atualmente com 27 anos, e Felipe Antoniazzi, 28. Hoje, o trio comemora o crescimento da Birden Clothing Co., um e-commerce de moda surf e lifestyle.

Amparados pela formação em design, não foi difícil para os sócios encontrarem na criatividade um diferencial para se destacar no mercado e alcançar um crescimento rápido. Assim que a empresa engrenou, deixaram o emprego na agência e passaram a se dedicar totalmente ao negócio.

“Sempre tive a veia empreendedora dentro de mim, mas não era uma meta até receber o convite desse colega que virou sócio. O plano era criar uma marca apostando no surf alternativo, com estilo de vida ativa, já que os nossos concorrentes são voltados mais para o surf de performance. Deu certo e hoje tenho consciência que essa é a minha profissão, ser empreendedor”, comemora Sá.

Os dados da pesquisa GEM destacam ainda que os jovens de 25 a 34 anos foram os mais ativos na criação de novos negócios. Os números mostram que 30,5% dos brasileiros nessa faixa etária estão tentando criar um negócio ou já são proprietários e administram um empreendimento em estágio inicial.

Em seguida, aparecem no ranking aqueles ainda mais jovens, entre 18 e 24 anos – 20,3% deles estavam envolvidos com a criação de novos negócios.

BUSCAR AJUDA

O empreendedor jovem tem como vantagem estar ligado a tendências de consumo e ter facilidade para inovar, bem como habilidade para comunicação, o que ajuda muito na divulgação da empresa.

Mas só isso não basta para quem quer ter sucesso sendo o próprio patrão. Para o coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, Marcelo Moreira, é preciso estruturar bem a gestão da empresa e buscar ajuda se for necessário.

“O jovem tem uma grande vantagem com sua conexão com a inovação, com o mundo, mas sempre vai precisar da experiência nesse começo, tendo ou não passado por uma carreira em grande empresa. E não precisa ser necessariamente um sócio, pode ser um mentor, um padrinho, mas é importante que ele saiba que a gestão é uma coisa que precisa ser bastante desenvolvida no início”, alerta Moreira.

De acordo com Bruno Sá, a experiência faz com que os processos sejam mais velozes, o que contribui para o sucesso do negócio. “No começo, sem experiência, tivemos que aprender com a empresa de pé, errando. Hoje, a gente já sabe que o planejamento antes de iniciar qualquer negócio é fundamental. Juntar as pessoas certas e definir todas as etapas previamente faz toda a diferença no resultado, muito melhor do que começar uma empresa às cegas”, diz.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Moda/noticia/2018/07/amigos-criam-e-commerce-de-moda-surfe.html

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